Scritta

Tuesday
02/09/2014 | 14:29

Redação Oficial

Você domina as normas da Redação Oficial?

Publicações

Redação oficial: entendendo a diferença entre aviso e ofício

Por: Luciano Valente

Data: 02/09/2009

Para quem busca entender os segredos da redação oficial, o manual de Redação da Presidência da República é uma ferramenta essencial. Com conteúdos gramaticais, estilísticos e modelos de documentos, ele contém boas dicas para quem deseja escrever melhor, realizar concursos e trabalhar como funcionário público.


Entre as diferentes formas de comunicação oficial, o Ofício talvez seja o exemplo de redação oficial mais conhecido. Voltado ao público externo, ele tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também pelas entidades privadas.


O Aviso é muitas vezes confundido com o Ofício, já que eles são idênticos em sua forma. Na verdade, a única diferença é que o primeiro é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, entre profissionais de mesma hierarquia.


Ambos os documentos têm uma estrutura bastante rígida, devendo conter pronomes de tratamento de acordo com o cargo do destinatário, cabeçalho ou rodapé com informações sobre o remetente, como nome do órgão, endereço postal, telefone e correio eletrônico.

Esse novo manual de redação oficial prega uma linguagem bastante objetiva. Portanto, todos os ofícios e avisos devem conter um assunto específico, bem como ser redigidos de maneira bastante direta.

Confira os exemplos de Ofício e de Aviso em modelos. No site Redação Oficial, você encontra dicas para prestar concursos e escrever melhor. Confira!

Comentários sobre o texto

João Luiz Hermann

Muito bom!



17/01/2010



Vote neste artigo: fraco regular otimo 864 votos para este artigo.

Comentar este artigo:

:

:

:

Twitter

Links

  • Scritta
  • Mural de Recados

    Muito obrigada pelas dicas. Parabéns!

    Maria de Lourdes do Nascimento

    casa


    As informações aqui apresentadas com um padrão de excelência máximo são essenciais para todo cidadão e de grande valia para os pesquisadores e para os estudantes em geral.

    Lafaete Esutáquio da Silva


    Muito boa as suas explicações!

    Renan Fiel

    bnds


    Gostei muito do site, é de excelência. Me ajudou muito na hora que mais precisei . Obrigada

    Maria Ines Vieira

    APE - MTE


    [+] Veja mais...

    © Copyright 2006 - Scritta - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por Publiweb Marketing Digital e Otimização de Sites